A Arte da procrastinação saudável: quando ela pode ser útil

Pessoa usando o celular. Procrastinar nas redes sociais nem sempre é saudável, mas pode ter a dose certa
Mulher com pipoca e controle de televisão.

Você já se encontrou procrastinando quando deveria estar trabalhando em uma tarefa importante? Se sim, você não está sozinho. A procrastinação é um comportamento comum que a maioria de nós experimenta em algum momento de nossas vidas. 

Mas e se eu lhe dissesse que, em certas circunstâncias, a procrastinação pode ser útil? Você pode até não acreditar, mas é isso mesmo, há momentos em que adiar uma tarefa pode resultar em benefícios surpreendentes. 

Neste artigo, você vai descobrir mais sobre a arte da procrastinação saudável e quando ela pode ser uma aliada em vez de uma inimiga.

O que é procrastinação?

Em primeiro lugar, precisamos deixar bem claro o que exatamente é procrastinação. Pois bem, procrastinação é o ato de adiar ou postergar uma tarefa ou compromisso, muitas vezes substituindo-a por atividades menos importantes ou mais agradáveis. 

Isso pode incluir navegar na internet, assistir a vídeos engraçados, fazer compras online ou qualquer outra coisa que evite a tarefa que você deveria estar fazendo.

Embora a procrastinação seja frequentemente vista como um comportamento negativo e improdutivo, é importante reconhecer que nem sempre é o caso. 

Em algumas situações, procrastinar pode ser benéfico e até mesmo saudável! Para saber quando procrastinar é válido, continue acompanhando este artigo!

Quando a Procrastinação Pode Ser Útil

Mulher mexendo no celular. As redes sociais podem ser uma distração e tanto para estimular a procrastinação não saudável.

Sim, a demonização da procrastinação já alcançou níveis estratosféricos na atualidade! O atual modelo de produtividade exige uma dedicação praticamente o tempo todo. 

No entanto, nós ainda somos seres humanos, certo? Os níveis de produtividade encarados como “corretos” hoje nem sempre são considerados saudáveis, sobretudo a longo prazo. 

Neste sentido, a procrastinação muitas vezes pode ser necessária e útil, para realinhar as ideias, tirar um descanso para a cabeça e se dedicar a atividades de lazer ou com a família. 

A seguir, você vai ver os principais momentos em que procrastinar não é apenas útil, mas também é necessário para manter o alto nível e também a saúde mental em dia. 

Criatividade e Insight

Um dos momentos em que a procrastinação pode ser útil é quando você está tentando resolver um problema criativo ou desenvolver novas ideias. 

Quando você está preso em um desafio, se forçar a continuar trabalhando nele pode não ser a melhor abordagem. 

Em vez disso, dar a si mesmo um tempo para procrastinar pode permitir que seu cérebro relaxe e faça conexões subconscientes.

E não pense em se diminuir por isso, afinal, grandes gênios, como por exemplo Albert Einstein e Steve Jobs, eram conhecidos por procrastinar quando enfrentavam problemas complexos. 

Eles usavam esse tempo para explorar diferentes ideias e, muitas vezes, encontravam soluções inovadoras durante esses momentos de pausa.

Gestão do Estresse

Procrastinar também pode ser uma forma saudável de lidar com o estresse ocasional, um dos principais agressores da saúde mental hoje.

Quando você está sob pressão intensa, o corpo libera hormônios do estresse, como o cortisol, que podem prejudicar sua saúde a longo prazo. 

Procrastinar pode ser uma maneira de dar ao seu corpo e mente uma pausa necessária em meio a rotina extremamente puxada.

Além disso, a procrastinação ocasional pode ser uma estratégia de autocuidado ,evitando que você se torne seu próprio carrasco. Ela permite que você reduza o estresse, evitando o excesso de pressão sobre si mesmo.

Priorização de Tarefas

Procrastinar pode ajudar você a priorizar tarefas e identificar o que é realmente importante, o que é prioridade, o que pode ser delegado e o que pode ser ajustado. 

Às vezes, adiando uma tarefa, você percebe que outras atividades são mais urgentes ou significativas para o resultado esperado. Isso pode te ajudar a concentrar sua energia onde realmente importa.

Como resultado, a procrastinação ocasional pode funcionar como um mecanismo natural de triagem, ajudando-o a direcionar sua atenção para as tarefas que realmente merecem sua dedicação.

Recarregar a Energia

Todos nós temos nossos limites de energia, seja ela física ou mental, afinal, nós somos seres humanos e não máquinas.

Às vezes, você simplesmente não está no estado mental certo para realizar uma tarefa específica. 

Em outras ocasiões, você pode estar debilitado fisicamente, com alguma doença, alguma debilitação e precisar de um descanso. 

Nesses momentos, procrastinar e fazer algo mais leve pode recarregar sua energia e torná-lo mais produtivo quando finalmente se concentrar na tarefa.

Por outro lado, forçar-se a trabalhar em algo quando você está esgotado pode resultar em trabalho de baixa qualidade e maior frustração.

Além disso, o repouso é essencial para se recuperar mais rapidamente de algumas patologias, desde um simples resfriado. Então, é importante sim procrastinar quando você se sentir sem condições e tirar um tempinho para descansar. 

Autoconhecimento

A procrastinação também pode ser uma oportunidade de autoconhecimento. Quando você se pega procrastinando, pode ser um sinal de que a tarefa em questão não é significativa o suficiente para você.

Você também pode avaliar se o que está fazendo está de acordo com os seus princípios e objetivos de vida. 

Encontrar algo que gostamos de fazer é essencial para ter uma boa qualidade de vida, mesmo que isso nem sempre seja possível na maior parte do tempo. A procrastinação, desde utilizada para análises pessoais, pode ser uma forma de identificar seus pontos fortes e te ajudar a reavaliar seus objetivos e prioridades. 

Assim como um termômetro que indica sua temperatura corporal, a procrastinação ocasional pode servir como um indicador do seu nível de interesse e comprometimento com uma determinada tarefa.

Como Praticar a Procrastinação Saudável

Agora que entendemos quando a procrastinação pode ser útil, é importante aprender como você pode procrastinar de forma saudável e sem abrir mão dos seus objetivos.

Afinal, você já sabe que tudo em excesso é negativo, então, aqui estão algumas dicas para dosar a procrastinação como sua aliada: 

  • Defina limites de tempo: Quando decidir procrastinar, defina um limite de tempo razoável. Isso evitará que você adie indefinidamente uma tarefa importante.
  • Escolha atividades leves: Ao procrastinar, opte por atividades que não sejam muito envolventes ou demoradas, como uma rápida caminhada, ouvir música relaxante ou meditar por alguns minutos.
  • Use um cronômetro: Estabeleça um cronômetro para a sua procrastinação. Quando o tempo acabar, volte à tarefa que precisa ser feita.
  • Evite a culpa: Não se sinta culpado por procrastinar ocasionalmente. Lembre-se de que isso pode ser benéfico em certas circunstâncias.
  • Aprenda com a experiência: Use seus momentos de procrastinação como oportunidades de aprendizado. Pergunte a si mesmo por que está procrastinando e se há algo que você possa fazer para tornar a tarefa mais atraente ou significativa.

Seguindo esses passos, existe uma grande chance de você conseguir usar a procrastinação a seu favor. 

Aprender a usar uma tendência natural na dose certa é um ótimo biohack para modelar seu cérebro e seu funcionamento natural em prol daquilo que você busca. 

Procrastinação na dose certa

Pés cruzados em um chinelo estilo maria emília diante de uma lareira. Descansar é uma maneira saudável de procrastinar.

Conforme você viu ao longo deste artigo, nem sempre a procrastinação é um inimigo da produtividade. 

Pelo contrário, em certas situações, ela pode ser uma aliada valiosa, proporcionando criatividade, alívio do estresse, priorização de tarefas, recarga de energia e autoconhecimento. 

A chave está em praticar a procrastinação de forma saudável, definindo limites, analisando o seu interior e aprendendo com cada experiência. 

Portanto, da próxima vez que você se pegar procrastinando, não se sinta tão mal – pode ser a pausa necessária para impulsionar seu sucesso. 

Procure usar esse tempo de maneira positiva e sem culpas e você vai encontrar a maneira de equilibrar a procrastinação e a produtividade na dose certa. 

Nem tudo é procrastinação: quando procrastinar é preciso.
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Mulher escrevendo diante de uma tela de computador

Como encontrar seu fluxo de trabalho para maximizar a produtividade

Next Post
Pessoa desanimada em frente ao notebook

Superando o perfeccionismo e abraçando a progressão

Related Posts