Relaxamento: 10 técnicas poderosas e acessíveis para qualquer pessoa

Mulher com fones de ouvido, escrevendo e usando o notebook. Atividades que gostamos é uma ótima forma de relaxamento.
Pessoa deitada em uma rede colocada em duas árvores, com paisagem natural ao fundo. A natureza é excelente para proporcionar relaxamento e descanso.

Você já sentiu aquela sensação de cansaço mental extremo? Ou dormiu por horas que, na teoria seriam suficientes, mas acordou com a mesma canseira de antes? A correria do dia a dia pode ser esmagadora, entre responsabilidades no trabalho, em casa e compromissos sociais, é fácil sentir-se sobrecarregado, com corpo e mente implorando por relaxamento. 

A boa notícia é que existe uma saída e hoje você vai descobrir não só uma, mas dez técnicas simples de relaxamento que podem ser feitas por qualquer pessoa para aliviar a pressão do dia dia. 

Continue acompanhando esse artigo e prepare-se para escolher sua maneira preferida de aliviar o cansaço físico e mental hoje mesmo. 

10 Técnicas Simples para Relaxamento

Não importa o que você faz, se trabalha com atividade que requer mais do seu físico ou com coisas que exigem mais concentração e raciocínio, o cansaço uma hora pega você. Independente se o seu cansaço for físico, mental ou ambos, você precisa tirar um momento para relaxar e descansar de verdade. 

Muitas pessoas justificam a falta de uma atividade para relaxar pelo tempo escasso ou pouca condição financeira. No entanto, existem várias maneiras de relaxar sem gastar e que não requerem muito tempo. 

A seguir, você vai conhecer dez técnicas de relaxamento que podem ser feitas por qualquer pessoa. 

1. Respiração Profunda

Em primeiro lugar, está a respiração profunda, que é uma das técnicas mais simples e eficazes para aliviar o estresse imediatamente. 

Para praticar, você precisa apenas encontrar um local tranquilo; em seguida, sente-se ou deite-se confortavelmente e feche os olhos. 

Respire profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões de ar, conte até quatro e depois expire lentamente pela boca, contando novamente até quatro. 

Repita esse processo mais algumas vezes, concentrando-se apenas na respiração, mantendo a mente o mais vazia e concentrada apenas no movimento de respirar. 

Você vai sentir a tensão se dissipar a cada expiração, eliminando completamente o ar dos pulmões e relaxando o corpo com o movimento.

2. Visualização

Outro exercício de relaxamento simples e eficiente é a visualização, uma maneira poderosa de afastar a pressão do dia a dia e atrair boas vibrações.

Para praticar, encontre um lugar tranquilo e sem a presença de pessoas, feche os olhos e imagine-se em um lugar tranquilo e sereno, como uma praia deserta ou uma floresta exuberante. Sinta os sons, os cheiros e a sensação de paz desse lugar. 

Essa técnica pode ajudar a reduzir significativamente o estresse e proporcionar um breve refúgio mental. Você pode fazer em qualquer lugar, até mesmo no banheiro do trabalho para dar uma fuga rápida e merecida para sua mente. 

3. Meditação Mindfulness

Mulher meditando em posição de lótus, em meio a natureza.

A meditação mindfulness, ou atenção plena, como também é chamada, envolve focar totalmente sua atenção no presente, sem se preocupar com o passado ou o futuro. 

Para a prática, sente-se ou deite confortavelmente em um local silencioso onde não vá sofrer interrupções, concentre-se na sua respiração com naturalidade e observe seus pensamentos sem julgamento. 

Quando a mente começar a vagar, gentilmente traga sua atenção de volta à respiração ritmada e sinta completamente o movimento. Perceba esse momento atual como se fosse único, até porque ele é!

No começo, pode ser desafiador manter a concentração, por isso, comece com sessões curtas e aumente gradualmente o tempo conforme se sentir mais à vontade.

Mindfulness é um tipo de meditação excelente para o relaxamento mental e físico.

4. Exercícios de Relaxamento Muscular Progressivo

Esta técnica de relaxamento requer tensionar e relaxar todos os músculos do corpo para aliviar a tensão. 

Para praticar, comece pelos pés e vá subindo, contraindo cada grupo muscular por alguns segundos e depois relaxando completamente. Após, você pode praticar a contração e relaxamento de todos os músculos de uma única vez, segurando por alguns segundos, depois soltando completamente. 

Essa técnica pode ser especialmente útil se você tende a carregar tensão nos ombros, pescoço ou costas. Ela é ótima também para pessoas que sentem o cansaço físico, além de contribuir bastante para o relaxamento mental. 

5. Yoga

Essa é uma técnica que, ao contrário do que muitos pensam, não é necessariamente um exercício físico para emagrecer ou ter boa forma. O yoga combina movimentos suaves com foco na respiração, ajudando a acalmar a mente e relaxar o corpo. 

Você não precisa ser um especialista em yoga para aproveitar seus benefícios. Existem muitos vídeos e aplicativos que oferecem aulas para todos os níveis de habilidade.

Outro ponto positivo é que, mesmo que sua filosofia não seja para fins estéticos, essa prática oferece um alongamento gradativo para todo o corpo, proporcionando uma melhor forma física sem cansar muito. 

Além disso, ela trabalha a postura, melhorando a disposição para atividades do dia a dia e também é excelente para pessoas em reabilitação física, desde que autorizadas por médico ou fisioterapeuta. 

6. Prática da Gratidão

Sim, agradecer também é uma prática de relaxamento, pois tira o foco das coisas que estão incomodando ou estressando a mente e o corpo. Dedique alguns minutos todos os dias para refletir sobre as coisas pelas quais você é grato. 

O objeto de sua gratidão não precisa ser algo grandioso, pelo contrário, pode ser algo tão simples quanto o sol brilhando em um dia bonito ou um momento agradável com um amigo. 

A prática da gratidão ajuda a mudar o foco para o que é positivo em sua vida, reduzindo o estresse e aumentando o contentamento, felicidade e bem estar. 

Além disso, sentir-se grato pelas coisas que você tem em sua vida muda a sua vibração, como se fosse uma renovação para te ajudar a buscar as coisas que você deseja com mais afinco e vontade. 

7. Tempo na Natureza

Mulher caminhando em um campo aberto, com as montanhas ao fundo.

Aqui está mais um motivo para preservar nosso meio ambiente: passar tempo ao ar livre é uma maneira gratuita e eficiente de relaxar e recarregar. 

Se for possível, dê um passeio em um parque arborizado, caminhe na beira da praia ou em uma trilha no meio da natureza. 

Essa conexão com a natureza pode aliviar o estresse e proporcionar uma sensação de tranquilidade.

Além disso, uma boa caminhada na natureza também é uma ótima maneira de se exercitar e relaxar, promovendo uma melhoria na sua qualidade de vida e no relaxamento na hora de dormir. 

8. Técnicas de Relaxamento Progressivo

Além do relaxamento muscular progressivo, existem outras técnicas de relaxamento progressivo que envolvem a criação de um estado de relaxamento em todo o corpo. 

Uma técnica comum é a contagem regressiva, onde você conta de 10 até 1, imaginando que a cada número, seu corpo relaxa ainda mais.

Essa técnica pode ser observada durante a meditação guiada, onde alguns especialistas incluem a contagem para que a pessoa consiga soltar o corpo a cada respiração. 

Outra maneira simples de realizar essa técnica é unindo a visualização, onde a pessoa pode imaginar que está descendo uma escada e realizando a contagem, contando de 10 a 1 enquanto relaxa a cada degrau. 

9. Música Calmante

Sim, de fato, a música acalma as feras! E isso também vale para nossas feras interiores que não nos deixam descansar. 

A música tem o poder de acalmar a mente e elevar o ânimo, mas também pode ter efeito contrário, tudo vai depender da sua escolha. 

Para relaxar, crie uma playlist de músicas calmas e suaves que você possa ouvir sempre que sentir a pressão do dia a dia. Preste atenção às batidas, preferindo as músicas com batidas de menos de 60 bpm. 

Músicas clássicas como orquestra, músicas com sons de chuva e natureza ou instrumentos específicos, como flauta e piano também costumam ser utilizadas. Coloque seu som favorito, desligue o barulho interno e deixe-se levar pela melodia: permita-se relaxar.

Música tibetana para relaxamento.

10. Conexão Social

Às vezes, compartilhar suas preocupações com um amigo de confiança pode ser uma forma eficaz de aliviar a pressão. 

O simples ato de conversar e ser ouvido pode proporcionar conforto e perspectiva de melhoria para situações difíceis.

Se você é uma pessoa mais reservada e prefere não falar muito sobre seus problemas pessoais, vale procurar um amigo ou uma companhia agradável apenas para falar de outros assuntos e dar risada. 

Essa distração vai tirar um pouco o foco sobre as coisas que estão incomodando ou gerando cansaço mental e estresse, gerando um momento de descontração e relaxamento, além de fortalecer laços com pessoas queridas.

Relaxar é preciso

Mulher deitada, com os olhos fechados em uma piscina. O relaxamento com atividades que gostamos é uma ótima maneira de descansar mente e corpo.

Bem, como você pode perceber, não é necessário gastar horrores em um retiro de spa caro ou investir inúmeras horas livres para aliviar a pressão do dia a dia.

Se você incluir uma ou mais dessas técnicas de relaxamento simples em sua rotina diária, você com certeza irá encontrar momentos de calma, reduzir o estresse e melhorar significativamente sua qualidade de vida.

Comece hoje mesmo a praticar algumas delas hoje mesmo e descubra o poder do relaxamento em sua vida cotidiana.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Mulher sentada em um sofá, na posição de lótus, para meditação

Descomplicando a Meditação: Guia Completo para Começar Hoje Mesmo

Next Post
Efeitos do estresse: mulher com as mãos na cabeça em sinal de preocupação.

Estresse crônico no corpo e na mente

Related Posts