Vencendo o bloqueio criativo: 3 dicas simples

Cérebro humano 3D colorido

Se você precisa de ideias, um bloqueio criativo pode ser uma experiência muito frustrante, até mesmo paralisante. 

Você já sentiu que sua mente parece estar trancada em uma sala escura? Ou presa em um labirinto com paredes tão altas que bloqueiam suas ideias? Ou ainda, teve aquela sensação de ter muitos pensamentos ao mesmo tempo, dificultando a sua concentração no que é importante no momento: 

Sim, isso podem ser sintomas de um bloqueio criativo e ele pode te dar a desagradável sensação de prisão. Você pode se sentir incapaz de avançar em algum projeto importante ou de se expressar como gostaria.

No entanto, você não está só. Muitas pessoas experimentam essa sensação em algum ou alguns pontos de suas vidas. 

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre como você pode aplicar dicas simples para vencer essa sensação. 

Afinal, o bloqueio criativo é algo temporário e pode facilmente ser superado com um pouco de paciência e autocuidado. 

Continue a leitura e descubra três dicas simples e aplicáveis no dia a dia para vencer os bloqueios e transformar essa sensação em novas ideias criativas e inovadoras. 

O que é bloqueio criativo?

Mulher com as mãos na cabeça diante do notebook, com uma bebida e um fone de ouvido sobre a mesa.

Em primeiro lugar, é preciso entender um pouco melhor o que é o bloqueio criativo e como ele acontece. Imagine que seu cérebro é parecido com uma máquina poderosa, que trabalha em harmonia constante. 

No entanto, assim como uma máquina normal que pode apresentar falhas de funcionamento, o seu cérebro pode em algum momento emperrar. Isso é o que se chama de bloqueio criativo. 

Para entender melhor, no próximo tópico vamos analisar o que a neurociência tem a dizer sobre o funcionamento cerebral. 

Como funciona o processo criativo no cérebro?

Segundo pesquisas, considera-se que o cérebro humano produz o estado criativo através de três redes neurais biológicas

A primeira é a rede de modo padrão, quando o cérebro está imaginando e produzindo ideias. A segunda é a rede de controle de execução, que o cérebro aciona para tomada de decisões e avaliação de ideias. Por fim, a terceira é a rede de saliência, que tem a capacidade de discernimento entre ideias relevantes e faz a transição entre a rede padrão e rede de execução. 

Quando um bloqueio criativo acontece, a harmonia de funcionamento de uma ou mais dessas redes é interrompida, ou seja, uma ou mais deixa de funcionar, causando uma falha no processo criativo. 

O que pode causar o bloqueio criativo?

Mas afinal, por que isso acontece? Bem, existem algumas razões para isso, desde condições patológicas como cansaço. 

Uma das causas mais comuns para o bloqueio criativo é o estresse, que ativa a produção de cortisol e causa sensação de estar sob pressão.

Nesse estado, o cérebro entra em modo sobrevivência, o que pode interferir diretamente no fluxo de ideias e na criatividade. 

Outra situação que também é bastante comum é a sobrecarga de informações, pois o cérebro fica tão ocupado em analisar a enorme quantidade de informação que não sobra energia para a criatividade. 

Vale lembrar ainda que condições psicológicas como estado depressivo e ansiedade também podem interferir nesse processo, ativando o modo de “economia de energia” cerebral e trazendo a sensação de bloqueio criativo. 

3 dicas simples para vencer o Bloqueio Criativo

Uma jovem sorrindo, com um livro aberto e um copo de café. Ao fundo um lago e uma paisagem. A natureza é uma excelente estimulante para o bloqueio criativo.

Agora que você sabe como o seu cérebro funciona (e como não funciona) durante o temido bloqueio criativo, chegou a hora de descobrir a solução para esse problema!

A seguir listamos 5 dicas simples para você driblar a falta de ideias e adotar uma rotina mais saudável e leve para estimular seu cérebro a produzir melhor.

Experimente colocar em prática essas cinco dicas para vencer o bloqueio criativo e deixe sua opinião nos comentários! 

Faça uma pausa e respire fundo

A primeira dica é simples, mas na correria do cotidiano, pode facilmente passar despercebida: faça uma pausa e respire!

Quando você se sente preso e sem ideias, às vezes a melhor coisa a fazer é dar um passo para trás, portanto, pare o que está fazendo, feche os olhos por um momento e respire profundamente.

Isso ajuda a acalmar a mente e a relaxar, permitindo que você afaste a pressão que está sentindo. 

Às vezes, o bloqueio criativo acontece porque estamos muito ansiosos para criar algo incrível rapidamente.

Sendo assim, faça o teste: tire um tempo para relaxar, faça um exercício de respiração simples e você verá como as idéias começarão a fluir.

Explore novas experiências

Em segundo lugar, é muito importante ampliar a capacidade criativa do seu cérebro, já que ela é alimentada por experiências diferentes e inspiradoras.
Dessa maneira, sair da zona de conforto e experimentar coisas novas pode ser uma saída e tanto para quebrar o bloqueio criativo e ter novas ideias. 

A boa notícia é que você não precisa de uma viagem superfaturada de um mês para o exterior. Assistir um filme de um gênero nunca visto, conhecer a cidade vizinha que você nunca foi ou ler um livro de um autor desconhecido podem ser ótimas maneiras de viver novas experiências. 

Outra boa dica é aprender algo novo, desde um hobbie, como um jogo de celular ou computador; ou ainda aprender uma habilidade, como cozinhar algo diferente ou dançar. 

Até mesmo um podcast ou uma maratona de vídeos sobre um tema nunca explorado é válido, o importante é viver novas experiências, pois elas trazem novas perspectivas e ideias.

Anote suas ideias

Por fim, a terceira dica também é muito simples, fácil de aplicar, porém extremamente eficaz: anote todas as suas ideias.

Isso pode ser muito útil, pois às vezes, as melhores ideias surgem quando você menos espera. Para não perder nada, tenha sempre um caderno ou um aplicativo de notas à mão para registrar suas ideias assim que elas aparecerem. 

Pode ser um insight de como executar uma tarefa, uma palavra-chave ou tema a ser explorado ou até mesmo o esboço de uma ideia. 

Quando você anota suas ideias, fica mais fácil voltar a elas mais tarde e desenvolvê-las. Além disso, se você estiver enfrentando um bloqueio criativo, ter algumas ideias anotadas pode salvar sua pele.

Você pode usá-las na hora em que precisar criar algo com urgência e não ter nenhuma ideia nova na cabeça, não é mesmo? 

Desbloqueando o Potencial Criativo 

Uma mulher sentada no sofá, diante do notebook, anotando ideias em um caderno. Anotar ideias é uma das dicas para vencer o bloqueio criativo.

Se você é uma pessoa que precisa da criatividade no seu dia a dia, o bloqueio criativo muitas vezes é uma experiência mais que desagradável. Ela pode te impedir de trabalhar, criar e de se expressar da maneira como você precisa.

E se você precisa da criatividade para resolver problemas com rapidez, enfrenta situações que pedem raciocínio e soluções rápidas, esse problema também pode ser bastante prejudicial.

No entanto, como você viu, o bloqueio das ideias é um acontecimento condicionado, que pode ser controlado e até mesmo superado com rapidez. Embora não exista uma fórmula mágica, colocando em prática as três dicas simples que você aprendeu vai ficar mais fácil driblar esse momento. 

É importante dizer que o autocuidado também é uma ferramenta valiosa para a manutenção do bom funcionamento da nossa mente. Sendo assim, se sentir que os bloqueios criativos estão acontecendo com mais frequência que o normal, vale investigar. 

Causas externas como estresse, excesso de trabalho, desgastes emocionais e condições psicológicas afetam não só o processo criativo, como também a saúde a longo prazo. 

Se suspeitar de que está passando por alguma das situações acima, procure um profissional habilitado para fazer um check up. Afinal, prevenir é muito melhor do que remediar, não é mesmo? 

Por fim, confie em você e pratique essas dicas com determinação. Só então, com paciência e prática, será possível vencer os motivos que causam o bloqueio criativo e retomar seu processo mais forte e inspirado do que nunca. 

A vantagem do bloqueio criativo – Érico Rocha
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Uma menina caminha com uma mochila nas costas, em uma praia com o mar ao fundo. A inspiração pode caminhar com você.

6 truques para encontrar inspiração nas pequenas coisas da vida

Next Post
arte fantasia com um cérebro colorido.

Criatividade: 3 truques para ter mais persistência

Related Posts