Como equilibrar trabalho e vida pessoal com lazer?

Mulher em uma mesa de trabalho diante de um notebook.

Você já se sentiu sobrecarregado e sem tempo para nada? Ou sente que administrar seu tempo é como estar em uma corda bamba com todas as mãos ocupadas? Nós entendemos como você se sente, afinal, nunca as pessoas estiveram tão aceleradas. Em meio a tantas tarefas, como equilibrar trabalho e vida pessoal com lazer e descanso? 

Talvez nunca em toda a história da humanidade houveram tantos estímulos para trabalhar, estudar, se aperfeiçoar e buscar o sucesso. Por outro lado, também nunca houveram tantas opções de lazer e diversão como se tem hoje. 

Neste artigo, você vai entender os benefícios de ter equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, além de entender a importância do lazer em sua vida. Você ainda vai descobrir cinco dicas simples para conseguir o tão sonhado equilíbrio e ter uma vida mais gostosa de ser vivida.

Continue lendo e aproveite! 

Benefícios de equilibrar trabalho e vida pessoal

Uma mulher em uma mesa de trabalho na frente de um notebook. Aos seus pés tem um bebê brincando em um ginásio de atividades. Encontrar equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é importante para viver bem.

Antes de mais nada, precisamos lembrar que existem inúmeros benefícios em ter equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. O primeiro de todos é a redução significativa de estresse, que atualmente é um dos maiores causadores de problemas de saúde mental. 

O estresse é gerado pelo neurotransmissor chamado cortisol, que é produzido com objetivo de proteção diante de situações de perigo. Por isso, quando você se sente  carregado os seus níveis de estresse aumentam bastante. Esse é um aviso do seu próprio cérebro que você precisa dar um tempo e relaxar. 

Além disso, equilibrar o trabalho e a vida pessoal garantem que você tenha mais saúde mental, com tempo para curtir coisas que te fazem bem. Esse equilíbrio ainda melhora suas relações pessoais e criatividade, pois te ajuda a ter mais tempo com quem você gosta e fazer atividades de lazer e relaxamento.

Por que o lazer é importante?

Nós achamos que você já está cansado de ouvir que é preciso tirar um tempo para lazer, mas afinal, você sabe o porquê? O primeiro ponto é que o lazer proporciona descanso, não só para o corpo, mas também para a sua mente.

Atividades de lazer que você gosta de fazer tem o poder de proporcionar relaxamento, além de aumentar a capacidade criativa e o desenvolvimento pessoal. Além disso, o lazer com amigos, família e pessoas que você gosta de conviver também te proporciona o fortalecimento de suas relações pessoais.

Já se você é uma pessoa que gosta de praticar exercícios, essa também é uma forma de lazer que faz muito bem, inclusive para sua saúde física. O único ponto indispensável é que, para ser lazer, precisa ser uma atividade que você goste e que gere satisfação.

Por fim, não importa em qual atividade você encontre esse equilíbrio, o importante é reservar sempre um tempinho para praticar. Dar a devida atenção para isso é a melhor forma de programar seu cérebro para ser capaz de relaxar. 

Cinco dicas para equilibrar trabalho, vida pessoal e lazer

Homem, mulher, menino e menina se divertindo e sorrindo na natureza. Atividades de lazer com a família são indispensáveis para ter equilíbrio.

Agora que você já sabe os motivos e benefícios que equilibrar trabalho e vida pessoal com lazer trazem para sua vida, chegou a hora de resolver o desafio principal. Afinal, saber na teoria é uma coisa, mas e quando chega a hora de praticar? 

A seguir, você vai descobrir cinco dicas práticas para colocar em sua rotina e atingir o tão sonhado equilíbrio para uma vida mais saudável e satisfatória! 

Vamos lá!

1.Estabeleça limites

Se você já ouviu a expressão “quem tem limites é município”, repense. Na hora de equilibrar a sua vida, ser capaz de colocar limites entre suas atividades de trabalho é essencial para cuidar melhor da vida pessoal. 

Por esse motivo, procure definir um horário de trabalho e cumprir o mais rigorosamente que conseguir. Não esqueça de evitar levar trabalho para casa, se isso for possível. 

Outra dica legal é usar aplicativos de gerenciamento de tempo, como o método Pomodoro ou Pareto. 

Além disso, priorizar suas atividades e se concentrar no que é mais importante é essencial, tanto na vida profissional como pessoal. Se precisar, delegue algumas atividades também para garantir um tempinho para o lazer. 

2.Faça um planejamento

Em segundo lugar, vem o planejamento. Acredite em nós, planejar pode até parecer cansativo ou que vai gastar ainda mais tempo, mas esse é um investimento. 

Procure criar cronogramas para o seu dia, incluindo o tempo para o trabalho, locomoção, atividades pessoas e claro, tempo para diversão! 

Se você é um entusiasta da tecnologia, pode usar aplicativos ou agenda online para fazer esse passo. Já se você gosta da boa e velha escrita, um kit básico de agenda e caneta é o suficiente para você ter uma rotina mais planejada. 

Não esqueça de programar sua rotina ao final de cada dia e de definir metas realistas e alcançáveis. Ah! E não precisa muito tempo não, com um pouco de prática, apenas quinze minutinhos são suficientes para planejar as suas tarefas! 

Técnica de Pareto para definir prioridades.

3.Mantenha uma comunicação aberta

Essa terceira dica é importante não só para o equilíbrio, mas também para a saúde das suas relações, sejam de trabalho ou pessoais. Comunicar abertamente suas necessidades e compromissos faz com que as pessoas entendam e respeitem mais o seu tempo. 

Também é importante não se sobrecarregar com tarefas e compromissos adicionais, a menos que seja da sua vontade e não interfira no seu descanso. Aprenda a dizer não e saiba que às vezes é necessário fazer recusas para proteger o seu tempo! 

4.Respeite seu tempo de lazer

A quarta dica é muito importante: respeite o seu tempo de lazer. Dificilmente você vai desrespeitar seu tempo de trabalho, então, faça o mesmo com o resto. Sua paz vale ouro, procure respeitar a importância do lazer. 

Dedicar tempo de qualidade para as atividades que te fazem bem refletem em todas as demais áreas da sua vida, incluindo na profissional. Portanto, planeje atividades com sua família ou amigos e procure se desconectar totalmente do trabalho e das redes sociais. 

Reservar um tempo para os entes queridos, fazer atividades que você gosta e praticar exercícios físicos é essencial para ter um merecido descanso. Além disso, atividades como meditação e ouvir músicas relaxantes podem te ajudar a dormir melhor. 

Falando em dormir, o tempo do sono é sagrado! Um sono de qualidade com o tempo necessário é indispensável para recarregar as suas energias e te preparar para o dia seguinte. 

5.Revisar e ajustar

Por último, a dica que fecha com chave de ouro esse passo a passo é: revisar e ajustar. Em outras palavras, é importante parar de tempos em tempos para avaliar como está o equilíbrio da sua vida. 

Pare, respire e faça uma análise em seus dias. Você está conseguindo cumprir o tempo reservado para o trabalho? Está separando um tempo adequado para atividades de lazer? Como está sua atenção para os fatores da vida pessoal? 

Lembre-se de ser sincero consigo mesmo, sem cobranças, mas sem se auto sabotar, pois só assim você vai identificar os pontos de melhoria. Se for necessário, faça ajustes para manter sua rotina praticável e reveja suas prioridades.   

Equilíbrio também é sucesso

Mulher com um halter de musculação em uma mão e uma calculadora em outra, representando como equilibrar vida pessoal e lazer com o trabalho.

E aí, qual dica você achou mais fácil e qual dica seria mais desafiadora para você colocar em sua rotina? Lembre-se que essas dicas não são a palavra final sobre equilíbrio, mas sim, sugestões que podem te ajudar a encontrar mais paz na sua rotina.

Você pode começar com uma por vez e fazendo os ajustes aos poucos, afinal, a busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é constante. Isso requer prática diária, com paciência e persistência, sem esquecer da capacidade de celebrar os pequenos resultados.

Então, você pode escolher uma dica possível e começar por ela, inserindo aos poucos o hábito de cuidar melhor de você. Quando você menos esperar, será capaz de equilibrar trabalho e vida pessoal, além de ter momentos deliciosos de lazer com sua família, amigos e as pessoas que você ama! 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Jovem com as mãos na cabeça e sorrindo.

Viver presente no momento: 3 dicas para desacelerar a mente

Next Post
Menino com aspecto cansado, sentado segurando um celular

Ansiedade? Veja como a ficção pode estar influenciando seu cérebro

Related Posts