6 truques para encontrar inspiração nas pequenas coisas da vida

Uma menina caminha com uma mochila nas costas, em uma praia com o mar ao fundo. A inspiração pode caminhar com você.

Você já parou para pensar sobre o que realmente te faz sentir inspiração? Já se perguntou o que realmente é estar inspirado?

No mundo atual, existe uma grande quantidade de informações, alto nível de ambições e oportunidades grandiosas o tempo todo. 

Dessa maneira, parece que só é possível se sentir inspirado na busca por grandes conquistas ou eventos grandiosos. No entanto, é possível sim encontrar inspiração nas coisas mais simples. 

A verdadeira inspiração é uma presença que pode ser constante, basta encontrarmos o botão que liga essa função em nossa vida. Acredite ou não, isso é totalmente possível, basta mudar nossa mentalidade e forma de agir. 

Neste artigo, vamos falar sobre 6 truques simples para que você amplie a sua capacidade de explorar sua mente e consiga encontrar inspiração em todos os momentos, inclusive nas pequenas coisas da vida. 

O que é inspiração?

Antes de mais nada, é importante deixar claro de que tipo de inspiração estamos falando! Segundo o dicionário, a inspiração pode se referir ao ato de respirar, ou seja, da entrada de ar nos pulmões.

Outro significado para inspiração é o processo que faz com que algo nasça no coração, na alma ou no pensamento. 

Esse último significado para inspiração é a fonte para a criatividade, novas ideias, inovação e criação. Também é exatamente sobre essa inspiração que estamos falando. 

Inspiração é como acender uma chama, uma força que impulsiona as criações e sonhos humanos, tornando-os capazes de realizar feitos extraordinários. 

É através da inspiração que grandes mudanças, descobertas e melhorias são feitas na tecnologia, na ciência e em outras áreas, trazendo grandes avanços para a existência. 

6 dicas para encontrar inspiração nas pequenas coisas

Montanhas cobertas de neve ao fundo e um campo de flores rosas, com uma árvore florida rosa. A natureza fornece inspiração diária.

Em tempos de redes sociais movimentadas, uma grande cultura pelo extraordinário e cobranças para viver grandes conquistas, a inspiração pelas pequenas coisas pode ser o combustível necessário para se manter forte na jornada.

Agora que você entendeu o que é inspiração e já tem uma ideia do que estamos falando neste artigo, chegou a hora de descobrir as seis dicas práticas para se sentir mais inspirado.

Confira cada uma delas e veja como pode ser simples viver uma vida mais plena e feliz através de pequenos truques diários praticados com constância.

Olhe ao seu redor

A primeira dica para encontrar inspiração nas pequenas coisas é simplesmente olhar ao seu redor com mais atenção e positividade.

Afinal, muitas vezes a beleza das pequenas coisas está bem na sua frente, mas você precisa prestar atenção. 

Na correria do dia a dia, quando foi a última vez que você se permitiu parar e olhar ao seu redor? Pode ser o pôr do sol que pinta o céu com nuances de cores incríveis ou as flores que desabrocham na primavera. 

A natureza é um dos grandes exemplos de como as coisas simples da vida podem ser extraordinárias.

Então, permita-se viver e apreciar esses momentos simples, pois eles são tão perfeitos que podem acender a inspiração que você precisa neste exato momento. 

Converse com pessoas

Outro truque que funciona muito bem é conversar com pessoas, interagir e praticar a escuta ativa.  

Essa é uma ótima maneira de encontrar inspiração, pois todas as pessoas têm histórias incríveis para contar. 

Seja conversando com um amigo que viaja  ou viajou para lugares diferentes ou alguém com mais idade e experiência, bem como com pessoas que superaram desafios ou têm realidades diferentes da sua. 

Ouvir outras pessoas com empatia e atenção é uma ótima maneira de perceber as coisas com outros olhos e se sentir inspirado com novos pontos de vista. 

Aprenda algo novo

Esse é um truque útil não só para despertar inspiração, mas muitas vezes, pode ser útil para sua vida, sua carreira ou seu relacionamento. 

Abrir a sua mente para coisas novas é uma porta escancarada para novas ideias, projetos e experiências. 

Pode ser um hobby, uma habilidade ou até mesmo uma língua estrangeira, quando você se desafia a aprender algo novo, você expande a sua mente e passa a ver o mundo de maneira diferente! 

Além disso, é muito fácil aprender algo novo com a agilidade das informações e o poder de alcance da internet hoje em dia.

Aproveite essa facilidade moderna e procure novos conhecimentos da forma que mais te agradar.

Você pode aprender muito em vídeos no youtube, artigos de blog como esse, cursos, fóruns ou comunidades de interação e muito mais! 

Encontre a beleza nas palavras

Duas mãos manuseiam um livro aberto sobre um pano branco, onde tem um óculos de sol e algumas flores amarelas, além de um marca texto.

O que era um conhecimento antigo, restrito e até mesmo questionado, hoje já tem várias comprovações e estudos que confirmam: sim, as palavras têm um poder incrível.

Com o grande sucesso que foi o livro O Segredo, por exemplo, a lei da atração, a força das palavras e o efeito das afirmações são coisas que ficaram muito evidentes para todos. 

Mas não é só isso, conhecer as palavras e seus significados é muito importante para ser capaz de encontrar inspiração na beleza das palavras.

Por isso, a leitura de um bom livro, uma poesia ou até mesmo uma citação ou frase inspiradora podem fazer com que você se sinta revigorado e pronto para enfrentar qualquer desafio.

Aprecie a natureza

Ah, como a natureza é perfeita, já parou para pensar nisso? No começo do artigo falamos sobre como ela pode ser inspiradora, afinal, todos os processos naturais são interligados.

Não restam dúvidas de que a natureza é uma fonte infinita de inspiração, por isso, ser capaz de apreciar e perceber seus processos e funcionamentos também pode ser uma fonte de inspiração infinita.

Seja com um passeio no parque, passar um dia agradável na praia ou até mesmo dar uma caminhada na floresta podem ajudar a clarear sua mente e trazer novas ideias.

Afinal, você deve se lembrar de que Isaac Newton descobriu a gravidade observando uma maçã que caiu da árvore, não é mesmo?

Não sei você, mas eu também acredito que Santos Dumont inventou o avião com alguma inspiração na habilidade de voo dos animais.

O melhor de tudo é que sempre tem uma ação possível para fazer agora mesmo, independente da sua condição financeira ou geográfica. 

Até mesmo olhar para a movimentação das nuvens no céu ou ver os passarinhos voando pode ser inspirador.

Seja grato

Por fim, mas não menos importante, a nossa última dica é a gratidão. Sentir-se grato também pode ser uma maneira poderosa de encontrar inspiração.

Quando você se concentra nas coisas pelas quais você é grato e se permite sentir essa energia positiva, você começa a perceber sua própria existência sob uma nova perspectiva. 

Mesmo coisas simples, como tomar um gostoso banho quente ao final de um dia de trabalho, bem como a possibilidade de ligar a TV e escolher um bom filme para assistir e relaxar.

Sim, eu sei que são coisas pequenas, mas sério, são realmente reconfortantes, não são?

Então, pare e reflita sobre as coisas pequenas como essas que você tem em sua vida e tente imaginar como seria se você não as tivesse.

A grande sacada é que a ciência já foi capaz de comprovar que a gratidão pode trazer inúmeros benefícios para o funcionamento do cérebro, então, vale a pena colocar essa dica em prática!

Acredite, não tem erro. A gratidão é uma maneira poderosa de encontrar inspiração, pois ela estimula o seu cérebro a trabalhar com substâncias que geram bem estar. 

Dessa maneira, quando você se concentra nisso, se torna mais capaz de perceber o quanto a vida pode ser boa e se sentir inspirado para tornar todos os momentos ainda mais significativos.

A inspiração mora com você

Mulher sentada no chão, com ar pensativo, buscando inspiração. Ela está com um livro aberto, algumas revistas, uma caneca de bebida e um notebook.

Sim, nós sabemos que a vida muitas vezes nos entrega desafios e que ela pode parecer um quebra cabeça complexo.

No meio de rotina agitada, informação e inúmeras possibilidades, às vezes encontrar inspiração para viver com plenitude pode parecer impossível.

No entanto, ao sermos convidados para entender que a inspiração não está concentrada apenas em grandes acontecimentos ou feitos espetaculares, nos tornamos mais produtivos.

As pequenas coisas no cotidiano ganham uma nova ótima e nos tornam mais leves, fortalecendo nossa capacidade de buscar a realização de sonhos sem deixar de ser feliz no agora. 

Portanto, na próxima vez em que se sentir de olhos fechados e preso em uma monotonia, sem inspiração para realizar seus desejos e das pessoas que são importantes, procure colocar em prática os seis truques deste artigo. 

Lembre-se que mesmo as coisas simples tem o poder de despertar novas ideias, novos projetos e um gás a mais para a correria diária. 

Então, não subestime o poder das pequenas coisas, procure dar a elas uma chance de serem apreciadas como merecem e você vai ser capaz de sentir a inspiração surgir dentro de você! 

Como ter mais Inspiração – Academia Cerebral
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Cérebro estimulado pelo tédio produz criatividade

Ócio criativo: benefícios do tédio para a criatividade

Next Post
Cérebro humano 3D colorido

Vencendo o bloqueio criativo: 3 dicas simples

Related Posts